terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O fim do jardim...

9. A chuva molha as flores

Quando sinto minha alma chorar dores que eu não sei explicar, parece que o jardim entra em sintonia com os meus sentimentos e pede pra chorar também. Me encontro perdida na rua, andando na chuva, encharcando meus sonhos e encolhendo meus medos, desfazendo-os sem saber como, sem saber porque. E vejo as gotas de chuva chorarem sobre as rosas. E elas parecem querer murchar diante de tanta melancolia...e ao mesmo tempo manterem-se firmes, nos mostrando que há beleza, mesmo entre a dor...e o jardineiro observa tudo, parado, pálido, se deixando encharcar também. Porque para entender as flores, é preciso que você sinta exatamente o que elas estão sentindo. É esse o segredo do jardineiro. É por isso, que ele sempre entendeu suas rosas. É isso que sempre fez com que elas fossem diferentes, brilhantes. O jardineiro se torna uma delas pra saber o que elas precisam pra serem belas e ao mesmo tempo, fortes, apesar da aparência delicada, que dá a falsa impressão de que sucumbirão a qualquer momento. O segredo da força está em parecer fraco, pois quando você parece fraco, os espinhos não vão se armar pra lutar contra você, porque não representa a eles, uma ameaça. E assim, facilmente as rosas conseguiam se livrar dos espinhos, porque eles achavam que elas não seriam capazes de lutar contra eles. Engraçado, é que a chuva sempre chorou sobre as rosas, suas dores, seus lamentos e suas gotas amargas de tristeza...e isso só fez com que elas se tornassem mais belas e mais essenciais para o sorriso do jardineiro.




10. Vejo flores em você

Toda história, bela ou triste tem seu final. E uma história que fala sobre flores, sonhos e memórias, tem uma urgente necessidade de um final feliz. Não poderia ser diferente e eu não posso decepcionar o jardineiro. Ele que sempre foi fiel às suas rosas, ficaria totalmente decepcionado em vê-las de pétalas partidas com perspectivas pouco sorridentes. E o que aconteceu com as rosas? Elas continuaram exalando seu perfume..encantando olhares, presenteando amores, construindo sonhos e lembranças de bons momentos...
O jardineiro? Sempre estará cultivando seu jardim, jogando as sementes em terra fértil, podando tudo de ruim que as rodeia...às vezes se ferindo nos espinhos, mas isso não o impede de continuar persistindo em fazer o jardim ficar cada vez mais belo. Ele parece cultivar o jardim como deveríamos cultivar nosso coração...perfumando-o e enchendo de cor...usando bons sentimentos e não temendo os espinhos que podem nos ferir...ele consegue atrair as borboletas até lá...até as estrelas ali brilham...ah, ele é sábio, e sabe que pra uma primavera encantada, às vezes precisamos passar pela frieza de um inverno implacável sem medo de perder as folhas...ou as nossas asas...asas partidas, sonhos perdidos...mas o importante é sorriso no rosto de novo, perder o fôlego, sentir torpor, as pernas bambas...e o olhar...com endereço certo. O jardim valeu a pena, ele trouxe memórias, e ele me ensinou a amar...como o jardineiro sempre amou suas flores...e eu, mera observadora? Eu vejo flores em você...

Nenhum comentário: